Projeto

Projeto de Intervenção

InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 

Casamento ou união de facto? Argumentos e contra-argumentos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin

MensagemAssunto: Casamento ou união de facto? Argumentos e contra-argumentos   Ter Maio 03, 2011 2:12 pm

O objetivo desta atividade é que expresses a tua opinião em relação ao tema: "Casamento ou união de facto?". Nesta actividade, podes também responder várias vezes, tendo em conta os argumentos que vão sendo apresentados. Para fundamentar os teus argumentos, se quiseres, podes exemplificar.
Ver perfil do usuário http://projectointervencao.foruns.com.pt
Ângela Sá

MensagemAssunto: Re: Casamento ou união de facto? Argumentos e contra-argumentos   Qui Maio 05, 2011 5:50 am

A diferença entre o casamento e a união de facto é mínima, apenas um papel com assinaturas os afasta.
Na minha opinião, ambos os casos são plausíveis. Algumas pessoas optam apenas por se unirem, outras querem tornar o seu caso mais sério e, por isso, casam-se. Por vezes, a união de facto é mais acertada, pois muitas pessoas casam-se e quando já não resulta decidem divorciar-se, o que muitas vezes trás conflitos, principalmente, quando já existem filhos.
Na verdade, com a afirmação em cima não estou a dizer que não concordo com o casamento mas, tal como já disse, as duas são plausíveis. O casamento também é uma boa opção e é uma cerimónia muito bonita, por isso, a escolha depende dos gostos e vontades de cada pessoa. Se duas pessoas apenas se unem e não querem casar, não significa que o seu amor não é tão forte, mas sim, que têm as suas razões para isso.
Por exemplo, alguns casais não se casam, porque como ninguém sabe se o seu amor vai durar para sempre e, por isso, decidem não arriscar para depois não terem de andar com problemas em tribunal.
Concluindo, a união de facto não é mais nem menos importante que o casamento, o que interessa é que aja amor entre duas pessoas e que sejam felizes de uma maneira ou de outra.
Ver perfil do usuário
paulaviana

MensagemAssunto: Re: Casamento ou união de facto? Argumentos e contra-argumentos   Sex Maio 06, 2011 2:00 am

Não concordo com a Ângela, porque, na minha opinião, a opção de casar não depende da profundidade do sentimento que nutrimos por uma pessoa. Casar ou não casar não significa amar muito ou amar pouco alguém. É uma decisão muito pessoal e que nada diz acerca da seriedade com que nos envolvemos com essa pessoa.

Além disso, parece-me que ninguém pode ter a certeza, casando ou não, que essa relação é para sempre. Essa garantia não é dada pelo papel que assinamos ou não. Muitas vezes, as pessoas casam-se por causa da festa, do "glamour" que envolve esse acontecimento. Como percebemos, não é isso que garante que essa união vai durar para sempre ou que há mais seriedade ou responsabilidade na decisão de assinar ou não um papel. Para concluir, entendo que o que une realmente duas pessoas é a vontade que ambas têm de estar juntas.

Já agora, Ângela, um aparte: trásé uma preposição e traz é uma forma do verbo trazer; devo dizer, ainda, que haja é uma forma do verbo haver e, como tal, escreve-se com aga. Embarassed
Ver perfil do usuário
Ângela Sá

MensagemAssunto: Re: Casamento ou união de facto? Argumentos e contra-argumentos   Sex Maio 06, 2011 1:15 pm

Professora eu podia não me ter feito entender bem, pois não acho que o casamento signifique mais amor. Simplesmente, queria dizer que cada casal faz o que acha melhor e, tal como disse, as duas opções são plausíveis.
Ver perfil do usuário
paulaviana

MensagemAssunto: Re: Casamento ou união de facto? Argumentos e contra-argumentos   Sex Maio 06, 2011 1:32 pm

Pois, ângela, são opiniões. O importante é debatermos ideias, não achas?

Quando li o teu texto, achei que havi contradições nas tuas tomadas de posição. Decidi participar e dar também a minha opinião.

É mportante teres participado. Era bom que os teus colegas seguissem o teu exemplo.

Bjs.
Ver perfil do usuário
Ângela Sá

MensagemAssunto: Re: Casamento ou união de facto? Argumentos e contra-argumentos   Sab Maio 07, 2011 6:17 am

Exactamente professora, são opiniões. Pois talvez existam algumas contradições, não me expressei da melhor maneira.
Sim, mas eles devem estar quase a responder.
Só uma correcção, pois os professores também eram.Estou a brincar, mas é Ângela e não ângela. Os nomes comuns são sempre com letra maiúscula:)
Beijos
Ver perfil do usuário
Nuno

MensagemAssunto: Nuno Costa   Dom Maio 08, 2011 4:35 am

Bem, na minha opinião, o casamento ou união de facto dependem do que as pessoas pretendem.
Hoje em dia, na nossa sociedade, a união de facto é muito praticada pelos casais seja para "ver se funciona", como preparação para o casamento, seja por motivos económicos pois não deixa de ser uma cerimónia que necessida de alguns gastos, por motivos religiosos, ou simplesmente porque não querem casar.
Para muita gente, a união de facto continua a ser um tabu pois não veêm isso com bons olhos. O casamento continua a ser aquela cerimónia a que toda a gente está habituada, que toda a gente gosta de assistir e que para muitos é a unica forma correcta de viver com outra pessoa.
Pessoalmente acho que se houver amor entre as duas pessoas não interessa se casam ou se apenas vivem juntos mas sim se vivem felizes e em harmonia um com um outro.
A felicidade não se adquire através do casamento ou da união de facto, mas sim da relação que as duas pessoas estabelecem. Não é a existência ou a falta de um papel assinado que vai fazer com que haja menos amor!
Continuação de um Bom fim-de-semana! Smile
Ver perfil do usuário
Sofia G.

MensagemAssunto: Casamento ou união de facto   Dom Maio 08, 2011 9:12 am

Bem, eu concordo um pouco com o Nuno.
O casamento é uma ligação estabelecido entre duas pessoas, como todos sabemos. Bem, digamos que a mentalidade nos tempos de hoje são bem diferentes de antigamente. Antigamente as pessoas casavam se, por obrigação, por um simples facto de sair de casa, porque eram prometidas a alguém, etc. Hoje em dia, já não é assim, só se casa quem querer.
As pessoas que se casam, normalmente fazem-no para dar visibilidade à sua relação afectiva, para buscar estabilidade económica e social e para formar família.
Nuno: digamos que o casamento ainda continua a ser uma cerimónia que todos estamos habituados, derivamos à nossa religião.
Mais uma vez concordo com o Nuno. Não é a existência de um papel que vai fazer com que as pessoas se amem mais nem que se respeitem. Pois, quando somos felizes com outro ser o mais importante é a harmonia e o amor.
Bjs*
Ver perfil do usuário
d4si_p119

MensagemAssunto: Re: Casamento ou união de facto? Argumentos e contra-argumentos   Seg Maio 09, 2011 7:01 am

Admin escreveu:
O objetivo desta atividade é que expresses a tua opinião em relação ao tema: "Casamento ou união de facto?". Nesta actividade, podes também responder várias vezes, tendo em conta os argumentos que vão sendo apresentados. Para fundamentar os teus argumentos, se quiseres, podes exemplificar.

Boa tarde Very Happy Já dei uma vista de olhos nas vossas respostas e acho que o Nuno tem uma visão mais positiva e realista. Infelizmente, há muitos casais que gostavam de se casar e, devido às suas economias, não o podem fazer, limitando-se à união de facto. Porém, não ir à igreja, não vai interferir no amor que sentem um pelo outro.

Também existem aqueles casais que se casam por interesse. Por exemplo, vemos isso nos casais onde existe uma grande diferença de idades entre eles. Um dos membros do casal pode ser rico e outro aproveita-se da situação. É ridículo ir à igreja e casar pelo dinheiro e não pelo amor, vivendo um casamento de farsa!

Há também casais que vão à igreja para fazer a vontade aos pais ou avós que são muito religiosos. Apesar de, hoje em dia, as pessoas serem mais modernas, há ainda pessoas antiquadas que criticam os jovens que vivem juntos sem estarem casados, principalmente nas aldeias, onde essas pessoas são logo "rotuladas".

Neste momento, ainda não sei se me irei casar ou apenas ficar pela união de facto, porque isso depende muito das ideias da pessoa que estiver ao meu lado.....

Cumprimentos!
Ver perfil do usuário
Ângela Sá

MensagemAssunto: Re: Casamento ou união de facto? Argumentos e contra-argumentos   Seg Maio 09, 2011 7:17 am

Concordo com o professor Aristides, mas existe um ponto que não concordo plenamente. Nas relações com uma grande diferença de idades, nem sempre se casam por dinheiro. Existem casos, raros claro, em que apesar de diferença de idade, existe amor e casam-se exclusivamente por isso.
Não é o facto de serem da mesma idade que quer dizer que o amor é verdadeiro.
Beijos alien
Ver perfil do usuário
Admin
Admin

MensagemAssunto: Casamento ou união de facto? Argumentos e contra-arguentos   Seg Maio 09, 2011 8:09 am

Atenção Ângela, não fui eu que respondi. Eu sou um mero espectador a observar os vossos comentários, quem deve ter respondido foi um colega teu.
Ver perfil do usuário http://projectointervencao.foruns.com.pt
Ângela Sá

MensagemAssunto: Re: Casamento ou união de facto? Argumentos e contra-argumentos   Seg Maio 09, 2011 9:07 am

Ups não tinha reparado.Peço desculpa Smile
Ver perfil do usuário
PedroCaixinha

MensagemAssunto: As Escolhas de Pedro Lamego   Seg Maio 09, 2011 11:05 am

Eu concordo plenamente com o Nuno.
Na minha opinião o casamento é das étapas mais aguardadas na vida de muitas pessoas. Hoje em dia muitas mulheres sentem-se realizadas por vestirem o vestido de noiva e terem a igreja cheia de familiares e amigos a felicitarem os noivos. Na união de facto não existe cerimónia, é uma espécie de contrato celebrado entre duas pessoas que pretendem constituir família, isto não quer dizer que as pessoas que estão juntas por união de facto se amem menos do que as pessoas que se casam.
Ver perfil do usuário
Nuno

MensagemAssunto: Re: Casamento ou união de facto? Argumentos e contra-argumentos   Seg Maio 09, 2011 11:09 am

Actualmente, vê-se cada vez mais o casamento a “ficar para trás” e a dar lugar a uma união de facto. Particularmente, estou mais de acordo com a segunda opção, acho que não é por uma grande cerimónia ou pela bênção de um padre que o amor ou a relação entre duas pessoas vai resultar mais e melhor. Entendo que para algumas pessoas estes motivos até sejam importantes, mas isso irá depender da religião e devoção de cada um. Acho que em certas circunstâncias, o casamento passa a ser também uma desculpa para poder viver o sonho da festa de casamento deixando, desta maneira, o sentimento e o verdadeiro significado do casamento para segundo plano. Ao observar alguns dos comportamentos dos jovens de hoje, percebo que encaram a união de facto com uma certa leviandade, não sendo uma coisa realmente séria e eterna e, talvez por isso, as relações durem mais. Mas, mais uma vez acho que depende da relação, do feitio e da opinião de cada um fazer com que essa mesma relação dê certo ou não, quer se esteja casado ou junto através de uma união de facto.

Na minha opinião, qualquer uma das opções deve ser muito bem pensada e ponderada por ambos os membros da relação, sendo respeitadas as opiniões e vontades de cada um, chegando sempre a um acordo equivalente para ambas as partes, ou seja, os dois devem estar de acordo ao dar um passo tão importante.

Realizado por: ANA QUEIRÓS.
Ver perfil do usuário
Joana Silva

MensagemAssunto: Casamento ou União de Facto?   Seg Maio 09, 2011 1:18 pm

Sem dúvida, união de Facto.
Na minha opinião casar hoje em dia não simboliza mais ou menos amor.
Antigamente o facto de casar era mostrar perante os outros uma entrega total que nem assim nos garantia que existia sentimento verdadeiro. Existem grandes interesses por trás de um casamento e há sempre quem tire grandes regalias disso.
Eu considero a união de facto mais sincera porque podemos mostrar tudo que realmente sentimos, pensamos e agimos, temos uma relação baseada na confiança e gestos porque no fim de tudo um papel, é só um papel...
Ver perfil do usuário
Ângelo8

MensagemAssunto: Re: Casamento ou união de facto? Argumentos e contra-argumentos   Seg Maio 09, 2011 1:53 pm

O casamento, foi e é considerado uma das cerimónias com mais valor sentimental, razão pela qual muitos dos jovens esperam incansavelmente pelo dia, que se espera vir a ser, um dos mais felizes de suas vidas. Nos dias que correm os jovens casais optam cada vez mais pela união de facto, essencialmente devido às fracas condições que o mercado de trabalho lhes tem para oferecer. Infelizmente, muitos casais deparam-se com a dura realidade, existe Amor mas não existe condições que o possam sustentar. Hoje em dia, o nível de vida que cada um procura alcançar é superior ao defendido por gerações anteriores, daí não existirem as condições ideais e idealizadas pelos jovens casais.

king
Ver perfil do usuário
Sofia G.

MensagemAssunto: Re: Casamento ou união de facto? Argumentos e contra-argumentos   Seg Maio 09, 2011 2:52 pm

Joana, eu não concordo contigo quando dizes que a união de factos é mais sincera, porque hoje em dia, as pessoas que se casam, casam se por amor, porque existe confiança, sinceridade. Digamos que os jovens já não são tão tradicionais como antigamente.
Apesar disso, a única coisa que consegue diferencia a união de factos de um casamento é um simples papel assinado.
Ver perfil do usuário
Marlene Sousa

MensagemAssunto: Casamento ou união de facto?   Seg Maio 09, 2011 3:41 pm

Na minha opinião as pessoas dão mais valor ao Casamento e fazem mais esforço para manter o seu casamento.
O casamento tem muito mais peso social e simbolico( mais romântico).

Na União de Facto, tal não acontece.

Dei uma vista de olhos pelos outros comentários, mas mais tarde responderei pois não li o suficiente pa responder Very Happy
Ver perfil do usuário
FSantos

MensagemAssunto: Casamento ou União de Facto   Seg Maio 09, 2011 8:27 pm

Boa noite,

O que eu penso é que, hoje em dia opta-se muito mais pela união de factos do que pelo casamento pelo simples facto de ser menos trabalhoso e ser uma opção mais liberal, em termos globais. É óbvio que cabe a cada um decidir o que pretende, mas a opção tem muitas condicionantes: a cultura em que as pessoas em causa foram inseridas, os objectivos delas, situação económica, entre muitas outras!
Pessoalmente, optaria pela união de factos pois, para mim e como já foi mencionado pelos meus colegas, casar não significa amar mais ou respeitar mais, A imagem que eu tenho sobre o casamento, não o querendo censurar, é que é apenas uma mera formalidade com o objectivo de realçar um compromisso, afirmar responsabilidade na construção de uma nova vida com outra pessoa. Não acho que seja mau, mas, a meu ver, o casamento é uma tomada de posição perante algo ou alguém. Admito, e sei, que há muitos casamentos que surgiram por mera paixão espontânea, com extremo respeito e afecto, e que duraram, como diz o padre, "até que a morte os separe", sendo apenas um acto de amor e não de afirmação.
Por isso eu opto pela união de factos! Tal como o casamento, considero-a uma tomada de posição, mas perante nós próprios e não algo ou alguém externo à relação. É uma maneira mais "natural e verdadeira" de provar amor à nossa companheira. Eu digo mais "natural e verdadeira" pois o facto de duas pessoas se unirem por amor, começando tudo do zero, dispostas a enfrentar todo o tipo de dificuldades, interiorizados que se devem respeitar, ajudar sem estar estipulado num contracto civil, (muitas das vezes) ir contra ideais de familiares, não só uma maneira de nos tornarmos ainda mais responsáveis, um com o outro, mas também uma forma de demonstrar o que realmente sentimos pela pessoa. O casamento pode tornar-se apenas uma comunhão de corpos, mas para assumir a responsabilidade de uma união de factos, é necessário haver também uma comunhão de almas. É normal que muitos casos acabem mal, mas como eu disse, é uma maneira de mostrarmos o que realmente sentimos. São riscos!
Sou fiel a minha opinião mas isso não quer dizer que, com o tempo, não mude de ideias.

Kisses & hugs,
Fábio
Ver perfil do usuário
Nuno

MensagemAssunto: Nuno Costa   Ter Maio 10, 2011 1:15 am

não concordo contigo Marlene.
Nem todas as pessoas dão mais valor ao casamento.
Cada um tem a sua opinião e cada um tem a sua maneira de ver as coisas e muitas vezes o casamento não é algo sincero.
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Casamento ou união de facto? Argumentos e contra-argumentos   

Casamento ou união de facto? Argumentos e contra-argumentos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» União Estável é casamento? Pode-se batizar,tomar ceia, etc? UNIÃO ESTÁVEL E BATISMO NAS ÁGUAS
» União Estável é casamento? Pode-se batizar,tomar ceia, etc? UNIÃO ESTÁVEL E BATISMO NAS ÁGUAS
» O casamento que é preparado por Deus na visão da CCB ou os casamenteiros da CCB opine !!
» Oração para restauração de casamento
» CASAMENTO POR CONFIRMAÇÃO

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Projeto  :: Português :: Projeto-
Ir para: